Alunos conhecem como funcionam as políticas públicas para Educação e Saúde em São José

Turma do Colégio Catarinense esteve na prefeitura e conversou com secretários

Secretário de Educação Bernardo Meyer conversa com os alunos do Colégio Catarinense

Estudantes do 2° ano do Ensino Médio do Colégio Catarinense tiveram um dia diferenciado nesta sexta-feira (26) com uma aula prática, em São José, para conhecer como funcionam algumas esferas da administração pública municipal. A atividade faz parte do projeto que a escola desenvolve, chamado “Santa Catarina – Pluralidade Cultural e Construção da Identidade Cidadã: Educação, Saúde e Meio Ambiente”.

Os adolescentes chegaram às 9h na sede na prefeitura e foram recebidos pelo secretário de Educação, Bernardo Meyer. Em uma conversa descontraída ele explicou os desafios que tem pela frente, como melhorar a qualidade do ensino no Município e realizar obras de infraestrutura nas escolas. Além disso, destacou a importância de investir na qualificação e remuneração dos professores da rede pública.

Dúvidas sobre como acontece a escolha de diretores dentro das unidades de ensino, ações de conscientização para a preservação do meio ambiente e o percentual do orçamento municipal destinado à educação foram temas questionados pelos estudantes. A aluna Bárbara Lima Silva, 15 anos, observou o quanto é necessário o jovem estar por dentro do que acontece na política para poder cobrar a aplicação adequada dos recursos e votar de forma consciente.

Depois da conversa com o secretário de Educação, a turma seguiu para uma visitação na Escola Maria Luíza de Mello, conhecida como Melão. Assim como Bárbara, os outros 48 alunos que participaram do encontro são bolsistas do Colégio Catarinense e já estudaram em escola pública. “Antes estava em uma escola pública de Florianópolis e queria conhecer como era a realidade em São José. É bom poder ver com outros olhos a região vizinha a nossa”, disse Yuri Rosseto, que planeja cursar engenharia.

Aluna Bárbara Lima Silva

Na sequência, os alunos conversaram com as pessoas que transitavam no calçadão do bairro Kobrasol para saber o que achavam de São José. No período da tarde foram até a Secretaria de Saúde, onde se reuniram com o secretário Luis Antônio Silva e sua equipe e depois aproveitaram para conhecer a Unidade Básica de Saúde Morar Bem e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O dia terminou com um tour pelo Centro Histórico de São José e uma visita à tradicional Escola de Oleiros.

A professora e pedagoga, Karen Schmidt, acompanhou o grupo e falou da relevância do projeto desenvolvido pela escola com os alunos do 2° ano do Ensino Médio. “Não bastam as atividades curriculares, a escola precisa se preocupar também em formar cidadãos conscientes e atuantes”, enfatizou. Para ela, esta visita ao município permite que a turma tenha uma percepção de como a cidade trata o seu patrimônio, histórico e cultural, e como promove as ações e as políticas públicas, principalmente nos campos da Educação, Saúde e Meio Ambiente.