Alunos conhecem como funcionam as políticas públicas para Educação e Saúde em São José

Turma do Colégio Catarinense esteve na prefeitura e conversou com secretários

Secretário de Educação Bernardo Meyer conversa com os alunos do Colégio Catarinense

Secretário de Educação Bernardo Meyer conversa com os alunos do Colégio Catarinense

Estudantes do 2° ano do Ensino Médio do Colégio Catarinense tiveram um dia diferenciado nesta sexta-feira (26) com uma aula prática, em São José, para conhecer como funcionam algumas esferas da administração pública municipal. A atividade faz parte do projeto que a escola desenvolve, chamado “Santa Catarina – Pluralidade Cultural e Construção da Identidade Cidadã: Educação, Saúde e Meio Ambiente”.

Os adolescentes chegaram às 9h na sede na prefeitura e foram recebidos pelo secretário de Educação, Bernardo Meyer. Em uma conversa descontraída ele explicou os desafios que tem pela frente, como melhorar a qualidade do ensino no Município e realizar obras de infraestrutura nas escolas. Além disso, destacou a importância de investir na qualificação e remuneração dos professores da rede pública.

Dúvidas sobre como acontece a escolha de diretores dentro das unidades de ensino, ações de conscientização para a preservação do meio ambiente e o percentual do orçamento municipal destinado à educação foram temas questionados pelos estudantes. A aluna Bárbara Lima Silva, 15 anos, observou o quanto é necessário o jovem estar por dentro do que acontece na política para poder cobrar a aplicação adequada dos recursos e votar de forma consciente.

Depois da conversa com o secretário de Educação, a turma seguiu para uma visitação na Escola Maria Luíza de Mello, conhecida como Melão. Assim como Bárbara, os outros 48 alunos que participaram do encontro são bolsistas do Colégio Catarinense e já estudaram em escola pública. “Antes estava em uma escola pública de Florianópolis e queria conhecer como era a realidade em São José. É bom poder ver com outros olhos a região vizinha a nossa”, disse Yuri Rosseto, que planeja cursar engenharia.

Aluna Bárbara Lima Silva

Aluna Bárbara Lima Silva

Na sequência, os alunos conversaram com as pessoas que transitavam no calçadão do bairro Kobrasol para saber o que achavam de São José. No período da tarde foram até a Secretaria de Saúde, onde se reuniram com o secretário Luis Antônio Silva e sua equipe e depois aproveitaram para conhecer a Unidade Básica de Saúde Morar Bem e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O dia terminou com um tour pelo Centro Histórico de São José e uma visita à tradicional Escola de Oleiros.

A professora e pedagoga, Karen Schmidt, acompanhou o grupo e falou da relevância do projeto desenvolvido pela escola com os alunos do 2° ano do Ensino Médio. “Não bastam as atividades curriculares, a escola precisa se preocupar também em formar cidadãos conscientes e atuantes”, enfatizou. Para ela, esta visita ao município permite que a turma tenha uma percepção de como a cidade trata o seu patrimônio, histórico e cultural, e como promove as ações e as políticas públicas, principalmente nos campos da Educação, Saúde e Meio Ambiente.