Escola Profissional de Forquilhinha recebe novas instalações

A cerimônia de inauguração será nesta sexta-feira (30), às 17 horas

Pintura em tela é uma das opções de cursos oferecidos pela Escola Profissional de Forquilhinha

Pintura em tela é uma das opções de cursos oferecidos pela Escola Profissional de Forquilhinha

Direção, professores e alunos da Escola Profissional Deolinda dos Santos Farias, em Forquilhinha, estão em festa e o motivo é especial. Nesta sexta-feira (30), às 17h, acontecerá a inauguração das novas dependências da unidade. Atualmente a escola, que é mantida pela Prefeitura de São José, atende 680 alunos, entre 14 e 70 anos de idade, e oferece 15 cursos que funcionam nos períodos matutino, vespertino e noturno.

 Em endereço próximo ao anterior, a nova casa vai proporcionar mais conforto aos alunos, por ser térrea, e oferecer ambiente amplo e mais adequado. “Mudamos para uma casa com sete banheiros, onde foi possível estruturar 15 salas de aula e ainda dispor de uma copa para alunos e outra para professores. O fato de termos saído de um prédio é importante, pois temos alunos idosos e com certa dificuldade de subir escadas. Também há um espaço para recreação que antes não tínhamos”, comemora a diretora Marlene Souza de Melo.

Na solenidade de inauguração, alunos e professores mostrarão que suas habilidades artísticas vão além das artes manuais. Está prevista a interpretação de músicas como “Amigos para Sempre”, “Voa”, e a “Oração do Homem Triste”, além da apresentação do Hino da Escola Profissional de Forquilhinha.

Para o secretário municipal de Educação, Bernardo Meyer, as novas instalações estão alinhadas à proposta da prefeita Adeliana Dal Pont de valorização das Escolas Profissionais. Para Bernardo, além de um espaço de aprendizado e convivência, as unidades também possibilitam aos alunos uma oportunidade de renda, já que a partir dos cursos, eles podem iniciar a comercialização dos produtos.

A escola oferece cursos de artes aplicadas, bordado à máquina, bordado à mão e tapeçaria, corte e cabelo, corte e costura (malha), informática, corte e costura-lingerie, manicure e pedicure, patchwork, pintura em madeira/ gesso, pintura em tecido, pintura em tela, porcelana fria, tricô e crochê e macramé. Os cursos são gratuitos, sendo que os alunos que têm condições pagam apenas uma contribuição espontânea de R$ 10 por mês para a Associação de Profissionais e Alunos (APA) para a compra de produtos usados em sala de aula e manutenção do maquinário.

O município de São José mantém oito Escolas Profissionais, localizadas no Centro Histórico, Barreiros, Campinas, Bela Vista, Forquilhinha, Santo Antônio, Picadas do Sul e Colônia Santana. Informações sobre as unidades podem ser obtidas pelo telefone 3381-7433.

Serviço

O quê: Inauguração das novas instalações Escola Profissional de Forquilhinha

Quando: hoje (30), às 17h

Onde: rua Joaquim Luiz, 188, bairro Forquilhinha